CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Direção Espiritual: Aprenda a Rezar

O que é o afeto da vontade?

Na meditação, mergulhamos nos mistérios da fé a fim de saboreá-los com o coração, porque é através dessa experiência que nossa vontade será saciada e robustecida para cumprir a vontade de Deus.

57

Mas o que é, afinal, este afeto da vontade? Para compreendermos essa questão importantíssima, vejamos a distinção entre caridade afetiva e caridade efetiva.

Caridade afetiva é o ato que constitui essencialmente o amor [1]. A definição técnica é a seguinte: uma atração do afeto da vontade em direção a Deus. De maneira mais simples poderíamos defini-la assim: um desejo de amar a Deus e unir-se a Ele. Assim como experimentamos certa satisfação e prazer quando comemos algo saboroso, também a vontade da alma experimenta certa satisfação e gozo interior ao saborear os mistérios divinos na oração. É a esta experiência que nos referimos com as expressões afeto da vontade ou caridade afetiva. É esse justamente o passo 4 do texto “O erro do Cristiano pode ser o seu…”.Caridade efetiva é uma consequência (efeito) da caridade afetiva. A definição técnica é a seguinte: uma prontidão da alma para entregar-se às coisas que pertencem ao serviço de Deus [2]. Em outras palavras: é uma presteza e suavidade para cumprir a vontade de Deus.

São Francisco de Sales assim descreve essas duas formas de exercer a caridade:

Dois são os principais exercícios de nosso amor a Deus: um afetivo e...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos