CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Direção Espiritual: Aprenda a Rezar

O que devo buscar na meditação?

Qual a verdadeira finalidade da meditação? Alcançar um ato de fé da inteligência ou mover os afetos da vontade? Esses questionamentos são fundamentais para compreendermos onde queremos chegar e, assim, termos claro se estamos realmente meditando ou não.

25

Na meditação, você deve buscar tanto o ato de fé da inteligência quanto o afeto da vontade, porque não haverá o afeto sem antes uma percepção mais profunda do mistério meditado. O objetivo da meditação é experimentar algo dos mistérios da fé. Geralmente, chamamos essa experiência de afeto da vontade. Trata-se daquele momento em que o coração se inflama e começa a saborear as coisas que estava meditando. Por exemplo: a pessoa estava meditando sobre o inferno e, passado algum tempo, sentiu grande aversão e arrependimento de seus pecados. Ainda que não tenha percebido na hora, aquele “sentimento” aconteceu na vontade da alma, pois ele produziu efetivamente uma mudança de propósitos: a pessoa, antes de rezar, não estava tão preocupada com seus pecados, mas agora está lamentando profundamente ter ofendido a Deus. É essa a finalidade da meditação, é aí que queremos chegar:

O ofício da meditação é considerar com estudo [empenho] e atenção as coisas divinas, discorrendo de umas a outras para mover o nosso coração a algum afeto e sentimento delas [1].

Os atos da imaginação e as considerações da inteligência são meios de penetrar nos mistérios da fé através da graça divina, mas...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos