CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Direção Espiritual: Aprenda a Rezar

Veja como é simples meditar

Usa o método de São Francisco de Sales levemente adaptado para conduzir os alunos numa breve meditação. Narra-lhes o encontro de Nosso Senhor e a Virgem Santíssima no caminho para o Calvário, levando-os a imaginar a cena, refletir sobre ela e enfim mover-se a amá-la.

2822

1. Sentidos externos: começamos enriquecendo a experiência dos cinco sentidos, pois isso ajuda o trabalho da imaginação.

2. Imaginação: passamos a reproduzir, por nós mesmos, a cena anteriormente assistida. Neste passo, quanto melhores forem as imagens produzidas com a nossa imaginação, mais elas prenderão nossa atenção e, consequentemente, mais facilmente faremos as considerações.

3. Inteligência (Considerações): com a atenção suficientemente presa às imagens, passamos a meditar sobre elas. Neste passo, devemos utilizar as verdades aprendidas no Catecismo, nas Vidas dos Santos, na Teologia, na Leitura Espiritual e nas boas pregações.

4. Vontade (Afetos): Quando alguma das considerações chama particularmente nossa atenção, quase que imediatamente sentimos vontade de louvar a Deus, agradecê-lo, amá-lo, pedir-lhe perdão, chorar etc. Aqui devemos deixar fluírem os bons sentimentos que estivermos experimentando, soltando as rédeas de nosso coração. Obs.: Não reprima os sentimentos que experimentar neste momento, julgando erroneamente que a oração deve ser puramente “espiritual”. Se os atos da vontade forem acompanhados de sentimentos, isso não é uma...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos