CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Direção Espiritual: Aprenda a Rezar

Não busque cultura, busque a verdade

Fala da necessidade da meditação: a oração vocal não basta, porque, para amar mais, é preciso conhecer mais. Explica como é o processo de conhecimento. Fala que o homem moderno já esqueceu o que é realmente conhecimento, porque esbarra no problema da linguagem: só aprende o significado das palavras, mas não enxerga a verdade, por isso só adquire cultura e nunca muda de vida.

135

Lançadas nas últimas três aulas algumas bases teóricas, é hora de abordar o tema central deste módulo: a meditação. Falamos do primeiro grau de oração, a chamada oração vocal, e de sua importância para a vida espiritual. Passaremos agora a tratar do segundo grau, imprescindível ao progresso espiritual.

É verdade que, segundos as diferentes espiritualidades, são diferentes os nomes que se dão à meditação. Uns a chamam “oração mental”, ou “de diálogo”; outros, Lectio divina; outros, enfim, “leitura orante”. Tais nuances não nos devem importar muito por ora. O que queremos é ater-nos ao essencial da meditação cristã, comum às suas várias modalidades.

Antes de mais, ouçamos o que o Pe. Antonio Royo Marín, baseado em sua larga experiência como diretor espiritual, nos ensina na já mencionada Teología de la perfección cristiana: “A experiência confirma com toda a certeza e evidência que absolutamente nada pode suprir a vida de oração, nem sequer a recepção diária dos santos sacramentos” [1]. Por isso alerta em seguida sobre o perigo de ignorar essa verdade:

Uma multidão de almas recebe a comunhão diária durante anos, uma multidão de padres celebra Missa todos os...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos