Com alegria, inicia-se o curso Direção Espiritual: Aprenda a Rezar, segundo módulo de uma série de cursos de direção espiritual. O próprio nome do módulo já indica um objetivo bastante prático: será como um tutorial em que os alunos, tomados pela mão, aprenderão a rezar de forma frutuosa.
Por que é necessário tal módulo? Porque há inúmeras pessoas que rezam bastante, mas terminam sem mudar de vida, continuam com os mesmos pecados de estimação: fazendo fofoca, sendo impacientes, entregando-se à preguiça, contando piadinhas de duplo sentido, vendo tudo com malícia. Ou seja, a oração não está surtindo efeito na vida, e isso ocorre justamente porque creem estar rezando quando, na verdade, na maioria das vezes, estão apenas balbuciando palavras.
Quando Santa Teresa, grande mística, recebia notícia de que uma das suas monjas estava tendo sonhos, visões e êxtases, ela desprezava tudo isso e olhava para a vida da monja: se ela estivesse vivendo a paciência, a prontidão na obediência e o perdão ao inimigo, então era uma pessoa que realmente estava rezando.
Nisto já se percebe que a natureza da oração é totalmente diferente daquilo que as pessoas presumem que ela...