CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Direção Espiritual: Aprenda a Rezar

E se eu falhar no propósito de meditar?

O que você faz quando não consegue almoçar no horário previsto? Além de certamente ser algo raro, é bem possível que você queira remediar o quanto antes a falta dessa refeição tão importante… Pois bem, assim deve ser a prioridade que damos à meditação!

218

“E se eu falhar no propósito de meditar?” Antes de mais nada é preciso lutar contra a preguiça e o tédio, pois se essas forem as causas da falha, pouco a pouco sua alma cairá na tibieza. Mas, se a falha ocorreu por alguma necessidade, por alguma doença (própria ou alheia), ou por um imprevisto na rotina, não se angustie. Alimente a alma com outra forma de oração, como as leituras espirituais, as orações vocais etc.

Se acontecesse que toda a tua manhã se passasse sem este exercício sagrado da oração mental, ou pela multiplicidade dos trabalhos, ou por qualquer outra causa, o que deves procurar evitar na medida do possível, esforça-te por reparar esta omissão depois do jantar, em alguma hora mais afastada da refeição, porque, fazendo a oração mental sobre a comida e antes da digestão estar bem encaminhada, serás entremeada de muita sonolência e modorra, e sofrerá com isso a tua saúde. E, se em todo o dia a não puderes fazer, é preciso reparar esta falta, multiplicando as orações jaculatórias, lendo algum livro devoto e fazendo alguma penitência que evite a repetição desta falta; além disso, toma a resolução decidida e enérgica de voltar ao teu santo costume no dia seguinte...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos