CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Direção Espiritual: Aprenda a Rezar

O que devo fazer quando experimentar um afeto na oração?

Muitos ficam sem palavras diante dos afetos que surgem durante a meditação. Nesses casos, o melhor a fazer é seguir o exemplo dos santos, que “ruminavam” as moções dadas pelo Espírito Santo e, quando necessário, respondiam a Deus com belíssimas orações, às quais também nós podemos recorrer.

40

O que eu devo fazer quando experimentar um afeto na oração? Antes de mais nada, saiba que o afeto é consequência de um toque da graça divina em nosso coração. Ora, se foi Deus quem comoveu seu coração, abandone-se aos movimentos da graça:

Assim se diz que o fazia São Francisco, de quem São Boaventura escreve que era tão particular o cuidado que nisto tinha, que, se andando [pelo] caminho, o visitava Nosso Senhor com alguma particular visitação, fazia ir adiante os companheiros e ficava parado até acabar de ruminar e digerir aquele bocado que lhe vinha do céu [1].

Vejamos alguns exemplos concretos. Às vezes, seu coração foi tocado de uma profunda dor por ter ofendido a Deus: nesse caso, você pode simplesmente chorar seus pecados, se for esta a inspiração da graça; ou pedir perdão por eles, propondo a partir dali amar a Deus sobre todas as coisas. Mas talvez seu coração comoveu-se com a misericórdia de Deus, que lhe deu a Virgem Maria por Mãe para protegê-lo e conduzi-lo ao céu: neste caso, você pode simplesmente ficar em silêncio e saborear essa verdade: — A Mãe de Deus é realmente minha Mãe! Minha Mãe… minha Mãe…

Há pessoas que até experimentam os afetos do...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos