CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Direção Espiritual: Aprenda a Rezar

O que é a preparação remota da meditação?

Não basta rezar; na verdade, até para que possamos rezar bem, é sumamente necessário ir adotando o estilo de vida de uma pessoa que reza. Isso significa, sobretudo, adquirir o hábito do recolhimento, cada vez mais raro no mundo tão cheio de distrações em que vivemos.

25

Falando da preparação remota, assim escreve Tanquerey:

A preparação remota não é nada mais que o esforço para fazer com que nossa vida diária harmonize-se com a oração, e compreende três aspectos: 1) mortificação dos sentidos e das paixões; 2) recolhimento habitual; 3) humildade. Estas são, na realidade, excelentes disposições para uma boa meditação. No princípio elas são imperfeitas. Contudo, mesmo assim são suficientes para se meditar com algum fruto e, mais tarde, na medida em que se progride na meditação, serão aperfeiçoadas [1].

Como vimos, o horário mais favorável à meditação é o da madrugada ou o da manhã; porém, muitos não conseguem meditar nestes horários. A vida moderna é bem agitada: o uso exagerado das redes sociais, do celular etc. leva as pessoas a dormirem muito tarde. Por isso, se você realmente quer sacrificar a Deus as primícias de seu dia, adote os seguintes propósitos como preparação remota da meditação: 1) estabeleça um horário fixo para dormir; 2) estabeleça um horário fixo para acordar; 3) dedique-se à meditação logo após acordar.

Se você dorme hoje às 22h, amanhã às 23h30min e no dia seguinte à meia-noite, certamente jamais conseguirá...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos