CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Direção Espiritual: Aprenda a Rezar

Quanto tempo dedicar à meditação diária?

Os autores espirituais costumam recomendar aos iniciantes na meditação o tempo mínimo de 30min diários, que, conforme o progresso espiritual, pode estender-se a 1h ou mais. Porém, para não cair numa espécie de “receita de bolo”, é preciso entender o porquê dessas recomendações.

12

Se você não tem o hábito de meditar diariamente, comece com 30 minutos e seja fiel a esta prática todos os dias, para assim criar primeiro o hábito. Com algum tempo de perseverança neste santo exercício, sua alma terá se robustecido com o sabor dos mistérios meditados, e então você poderá aumentar o tempo, segundo suas possibilidades. A médio prazo queremos chegar em 1 hora de meditação diária, pois com esse período mais longo você poderá passar mais tempo em cada um dos passos da oração e assim tirar mais fruto deles. Eis o que ensina Padre Antonio Royo Marín a esse respeito:

A duração da oração mental não pode ser a mesma para todas as almas e gêneros de vida. O princípio geral é que ela deve ser proporcional às forças, ao atrativo e às ocupações de cada um. Considerando mais concretamente: Santo Afonso de Ligório diz que não se imponha aos principiantes mais de meia hora diária, e que se vá aumentando o tempo à medida que cresçam as forças da alma. São Francisco de Sales, escrevendo especialmente para as pessoas do mundo e as de vida ativa, pede uma hora; e Santo Inácio de Loyola pede o mesmo em seus Exercícios (n. 13). Os que escrevem especialmente para religiosos,...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos