A partir desta aula, finalmente iremos “arregaçar as mangas” para ensinar a rezar. Até agora fizemos um passo necessário para explicar por que todos precisamos rezar.
A finalidade deste módulo é ensinar a meditar. Os tratados de ascética e mística, especialmente a Teología de la perfección cristiana, do Pe. Royo Marín, costumam apresentar nove graus de oração, os quais refletem, por sua vez, nove estágios da vida de perfeição. À medida que progredimos nos graus de oração, entramos em fases da vida de santidade nas quais Deus começa a agir cada vez mais em nossa alma. Nos primeiros graus, como vimos, são necessárias a graça atual e a cooperação humana. É o caminho ascético. Nos graus superiores, Deus toma-nos pela mão e a nos conduz a graus místicos de oração.
Pois bem, a meditação corresponde ao segundo grau de oração, o que significa que é uma oração bastante ascética, pois requer a colaboração ativa da alma. Mas que seja só o segundo grau não quer dizer que seja fácil. Uma escada se sobe de degrau em degrau, e com a oração não é diferente. Antes de meditar, é preciso exercitar-se num estágio preliminar, chamado por isso primeiro grau de oração. Trata-se da...