CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Direção Espiritual: Aprenda a Rezar

Pare de rezar como um papagaio

Fala que, dos nove graus de oração, o propósito do curso é ensinar o segundo, a meditação, mas antes é preciso aprender o primeiro, que é a oração vocal. Fala da importância da atenção. Dá dicas de como fazer a oração vocal. Explica a diferença entre distrações voluntárias e involuntárias.

75

A partir desta aula, finalmente iremos “arregaçar as mangas” para ensinar a rezar. Até agora fizemos um passo necessário para explicar por que todos precisamos rezar.

A finalidade deste módulo é ensinar a meditar. Os tratados de ascética e mística, especialmente a Teología de la perfección cristiana, do Pe. Royo Marín, costumam apresentar nove graus de oração, os quais refletem, por sua vez, nove estágios da vida de perfeição. À medida que progredimos nos graus de oração, entramos em fases da vida de santidade nas quais Deus começa a agir cada vez mais em nossa alma. Nos primeiros graus, como vimos, são necessárias a graça atual e a cooperação humana. É o caminho ascético. Nos graus superiores, Deus toma-nos pela mão e a nos conduz a graus místicos de oração.

Pois bem, a meditação corresponde ao segundo grau de oração, o que significa que é uma oração bastante ascética, pois requer a colaboração ativa da alma. Mas que seja só o segundo grau não quer dizer que seja fácil. Uma escada se sobe de degrau em degrau, e com a oração não é diferente. Antes de meditar, é preciso exercitar-se num estágio preliminar, chamado por isso primeiro grau de oração. Trata-se da...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos