Sem dúvida, o melhor tempo para meditar é o da madrugada, pois nele encontramos maior silêncio. Silêncio exterior, pois a rua está deserta, e em casa geralmente todos estão dormindo. Silêncio interior, pois, como as atividades diárias ainda não começaram, nossa mente está vazia de preocupações. “Sossego e afastamento de todo barulho do mundo obrigam, de certo modo, a alma a pensar nos bens do céu” [1].
Se você não conseguir meditar na madrugada, faça-o pela manhã ou no período em que dispuser de maior solidão e silêncio:
O tempo da madrugada costuma ser mais curto porque é o mais oportuno de quantos há para este ofício. Mas quem for pobre de tempo por suas muitas ocupações, não deixe de oferecer seu obolozinho [2] como a pobre viúva no templo, porque se este não fica por sua negligência, Aquele que provê todas as criaturas conforme a sua necessidade e natureza, a ele proverá também segundo a sua [3].Caso tenha dificuldade para acordar cedo, não faça com que isso seja pretexto para adiar a meditação para outro momento do dia em que “sobrar tempo”, pois provavelmente o dia terminará sem que você tenha meditado. Se você não consegue acordar cedo pelo fato de...