Qual o melhor horário para meditar?
CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Próxima Quanto tempo dedicar à meditação diária?Direção Espiritual: Aprenda a Rezar
Cancelar
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Direção Espiritual: Aprenda a Rezar

Qual o melhor horário para meditar?

Tomando como critério a comodidade, e não a eficácia e o comprometimento com a oração, muitos ficam postergando os momentos de oração como quem adia um compromisso inconveniente. Porém, para que a meditação seja frutuosa, devemos fazê-la já no início do dia, longe de barulhos e preocupações cotidianas.

imprimir

Sem dúvida, o melhor tempo para meditar é o da madrugada, pois nele encontramos maior silêncio. Silêncio exterior, pois a rua está deserta, e em casa geralmente todos estão dormindo. Silêncio interior, pois, como as atividades diárias ainda não começaram, nossa mente está vazia de preocupações. “Sossego e afastamento de todo barulho do mundo obrigam, de certo modo, a alma a pensar nos bens do céu” [1].

Se você não conseguir meditar na madrugada, faça-o pela manhã ou no período em que dispuser de maior solidão e silêncio:

O tempo da madrugada costuma ser mais curto porque é o mais oportuno de quantos há para este ofício. Mas quem for pobre de tempo por suas muitas ocupações, não deixe de oferecer seu obolozinho [2] como a pobre viúva no templo, porque se este não fica por sua negligência, Aquele que provê todas as criaturas conforme a sua necessidade e natureza, a ele proverá também segundo a sua [3].

Caso tenha dificuldade para acordar cedo, não faça com que isso seja pretexto para adiar a meditação para outro momento do dia em que “sobrar tempo”, pois provavelmente o dia terminará sem que você tenha meditado. Se você não consegue acordar cedo pelo fato de dormir tarde, há uma solução bem eficaz: usar o despertador, não só para acordar, mas também para ir dormir. Deite-se num horário razoável, que permita o descanso necessário e a disposição para acordar cedo. Por exemplo: se você definir que irá deitar às 22h, o despertador deve tocar já às 21h30min, como um alerta de que você deve encerrar suas atividades e preparar-se para o descanso.

Essa experiência de dormir num horário determinado será como uma “preparação para a morte”, já que no seu derradeiro dia você não terá tempo para concluir os projetos inacabados.

Nota

  1. São Bernardo, Carta 78 (PL 182, 193): Iuge quippe silentium, et ab omni strepitu saecularium perpetua quies, cogit caelestia meditari.
  2. Óbolo: (1) Pequena moeda grega que equivalia a 1 centavo aproximadamente. (Fig.) Esmola, dádiva de pouco valor (Dicionário Aulete Digital).
  3. São Pedro de Alcântara, Tratado da Oração e da Meditação. 4.ª ed., Petrópolis: Vozes, 2013, p. 106.
Material para Download
Aulas do curso
Passaporte de acesso

A assinatura inclui

  • Acesso ilimitado aos 43 cursos da plataforma
  • Participação das aulas ao vivo exclusivas
  • Garantia de acesso aos lançamentos de novos cursos
  • Bibliografia
  • Download das aulas (.mp3)
  • Suporte personalizado
Assine Agora
Texto do episódioMaterial para downloadComentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Assine agora