CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Direção Espiritual: Aprenda a Rezar

Qual o melhor horário para meditar?

Tomando como critério a comodidade, e não a eficácia e o comprometimento com a oração, muitos ficam postergando os momentos de oração como quem adia um compromisso inconveniente. Porém, para que a meditação seja frutuosa, devemos fazê-la já no início do dia, longe de barulhos e preocupações cotidianas.

52

Sem dúvida, o melhor tempo para meditar é o da madrugada, pois nele encontramos maior silêncio. Silêncio exterior, pois a rua está deserta, e em casa geralmente todos estão dormindo. Silêncio interior, pois, como as atividades diárias ainda não começaram, nossa mente está vazia de preocupações. “Sossego e afastamento de todo barulho do mundo obrigam, de certo modo, a alma a pensar nos bens do céu” [1].

Se você não conseguir meditar na madrugada, faça-o pela manhã ou no período em que dispuser de maior solidão e silêncio:

O tempo da madrugada costuma ser mais curto porque é o mais oportuno de quantos há para este ofício. Mas quem for pobre de tempo por suas muitas ocupações, não deixe de oferecer seu obolozinho [2] como a pobre viúva no templo, porque se este não fica por sua negligência, Aquele que provê todas as criaturas conforme a sua necessidade e natureza, a ele proverá também segundo a sua [3].

Caso tenha dificuldade para acordar cedo, não faça com que isso seja pretexto para adiar a meditação para outro momento do dia em que “sobrar tempo”, pois provavelmente o dia terminará sem que você tenha meditado. Se você não consegue acordar cedo pelo fato de...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos