CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Direção Espiritual: Aprenda a Rezar

Quais os melhores temas para os principiantes?

Há temas que são muito mais frutuosos para quem está iniciando o processo de conversão ou dando os primeiros passos no caminho da meditação. Entre eles estão a Paixão de Nosso Senhor e os Novíssimos, sobretudo o Juízo Final que nos espera.

25

Como os principiantes geralmente não têm consciência dos próprios defeitos, das exigências da vida cristã e da necessidade da mortificação, o principal tema de sua meditação deve ser os Novíssimos e a Paixão de Cristo. Para os Novíssimos é muito recomendável a Preparação para a Morte, de Santo Afonso de Ligório. Para a Paixão, o filme do Mel Gibson.

São Pedro de Alcântara assim orienta sobre os temas da meditação: 

Destas meditações, umas são dos Mistérios da Sagrada Paixão e Ressurreição de Cristo, e as outras dos outros mistérios que já dissemos [1]. E quem não tiver tempo para se recolher duas vezes ao dia, ao menos poderá uma semana meditar uns mistérios e outra os outros, ou ficar só com os da Paixão e Vida de Jesus Cristo que são os mais principais, embora os outros não convém que se deixem no princípio da conversão, porque são mais convenientes para este tempo, onde principalmente se requer temor de Deus, dor e detestação dos pecados [2].

Caso você esteja bem no início da vida de oração, siga primeiro os conselhos dados na aula “Não reze como um papagaio”, ou seja, comece a rezar atentamente as orações vocais. Paralelamente, coloque em prática os...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos