CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Terapia das Doenças Espirituais

A filáucia

Com o pecado original, o amor do homem por si mesmo experimentou uma desordem: ele prefere gozar dos bens mutáveis a honrar o Bem imutável, que é Deus. A única forma de sair desse sistema mundano é a renúncia de si próprio, como manda Jesus no Evangelho: "Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz, cada dia e siga-me."

Conheça, nesta aula de nosso curso de Terapia das Doenças Espirituais, em que consiste a filáucia, origem de todos os vícios capitais.

57

Na primeira aula, foi sondado o começo de nossa “ historia calamitatum". Pelo pecado de Adão e Eva, entrou uma desordem no mundo, desordem que se mostra por três raízes, a saber: a libido amandi, a libido possidendi e a libido dominandi. Essas três causas do pecado têm origem em uma só: o amor desordenado de si mesmo, que também se pode chamar de amor sui, em latim, e de filáucia. Esta expressão vem de duas palavras gregas – φιλία (lê-se: filía) e αυτός (lê-se: autós) – e designa o amor que o ser humano tem por si mesmo, amor que se encontra doente, por conta do pecado original.

Como referência para esta aula, é recomendada a leitura da obra Philautia. Dall'amore di sé alla carità, do Pe. Irénée Hausherr. Para escrevê-la, ele se baseia especialmente em São Máximo, o Confessor, que é mestre sobre esse tema. Em suas Centúrias sobre a Caridade, esse autor cristão ensina:

“Toma cuidado com o amor-próprio, mãe de todos os vícios, e que é o amor irracional do próprio corpo. Indubitavelmente, dele nascem os três primeiros pensamentos passionais fundamentais: o da gula, o da avareza, e o da vanglória, que tem origem nas exigências necessárias do corpo; por...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos