CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Terapia das Doenças Espirituais

Terapia da avareza

Você fica triste quando precisa pagar uma conta? Já reclamou ou brigou em casa por causa de dinheiro? Nunca está satisfeito com o que tem?

Então tome cuidado, pois esses são os sintomas do pecado capital da avareza. Descubra, nesta 10.ª aula de nosso curso, como se livrar dessa doença espiritual, a partir dos conselhos dos Padres da Igreja.

24

A avareza é uma doença de índole espiritual, pois não há, na natureza humana, nada que exija o acúmulo de bens ou o apego ao dinheiro. Para detectar se uma pessoa sofre de avareza, basta observar como ela se sente ao ter que se desfazer de algo. Os avarentos, em geral, sentem-se tristes. A avareza é marcada pela tristeza, conforme veremos.

Nosso Senhor Jesus Cristo encontrou-se com um avarento num episódio bastante conhecido: o do jovem rico. Ao perguntar a Jesus o que deveria fazer para segui-Lo, o jovem recebeu a seguinte resposta:

"'Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me.' Quando ouviu esta palavra, o jovem foi embora cheio de tristeza, pois possuía muitos bens." [1]

"Foi embora cheio de tristeza, pois possuía muitos bens." Este é o avarento. E, muito se engana quem pensa que se trata de uma doença menor. João Cassiano, nas Instituições Cenobíticas, diz que ela é do tipo que "pode ser facilmente evitada, porém, uma vez que tomou posse de alguém, não irá conceder facilmente a cura" [2]. É uma verdadeira prisão.

Na aula passada, vimos que existem três...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos