A avareza é uma doença de índole espiritual, pois não há, na natureza humana, nada que exija o acúmulo de bens ou o apego ao dinheiro. Para detectar se uma pessoa sofre de avareza, basta observar como ela se sente ao ter que se desfazer de algo. Os avarentos, em geral, sentem-se tristes. A avareza é marcada pela tristeza, conforme veremos.
Nosso Senhor Jesus Cristo encontrou-se com um avarento num episódio bastante conhecido: o do jovem rico. Ao perguntar a Jesus o que deveria fazer para segui-Lo, o jovem recebeu a seguinte resposta:
"'Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me.' Quando ouviu esta palavra, o jovem foi embora cheio de tristeza, pois possuía muitos bens." [1]"Foi embora cheio de tristeza, pois possuía muitos bens." Este é o avarento. E, muito se engana quem pensa que se trata de uma doença menor. João Cassiano, nas Instituições Cenobíticas, diz que ela é do tipo que "pode ser facilmente evitada, porém, uma vez que tomou posse de alguém, não irá conceder facilmente a cura" [2]. É uma verdadeira prisão.
Na aula passada, vimos que existem três...