CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
PropagandaPropaganda

Confira a história em quadrinhos de Nossa Senhora de Fátima!

Conteúdo exclusivo para alunos
Assistir à aula
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Terapia das Doenças Espirituais

Antropologia tomista

A alma humana está na fronteira das criaturas espirituais e corporais. Por isso, nela se reúnem tanto as faculdades dos anjos quanto as potências animais. Mas é possível colocar tudo isso em equilíbrio? Em que lugar estão alojados os "pecados capitais", que são as nossas doenças espirituais?

Santo Tomás, o Doutor Angélico, tem a resposta. Descubra qual é, nesta aula de nosso curso de Teologia das Doenças Espirituais.

514

Antes de identificar as doenças espirituais contra que o homem deve lutar, é importante situar onde, no ser humano, ficam alojadas as paixões e sobre qual visão antropológica se edifica a doutrina da Igreja.

Importa dizer, primeiro, que as paixões que levam a alma ao pecado se encontram no composto corpo e alma. “[A alma humana] está (…) na fronteira das criaturas espirituais e corporais, por isso, nela se reúnem as potências tanto de umas e outras criaturas" [1], escreve Santo Tomás de Aquino. Respondendo se todas as potências da alma estão na alma como em seu sujeito, ele explica que:

“Há na alma operações que se realizam sem órgão corporal, como conhecer e querer. Por conseguinte, as potências que são princípios dessas operações estão na alma como em um sujeito. - Mas há algumas operações da alma que se realizam com a ajuda de órgãos corporais; por exemplo: a visão pelo olho, a audição pelo ouvido e de maneira semelhante ocorre com todas as outras operações da parte sensitiva e nutritiva. Por isso, as potências que são princípios de tais operações estão no composto como no sujeito, e não apenas na alma." [2]

O problema não está, como pensam os...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos