Juntamente com a gula e a luxúria, a avareza pertence ao time das doenças espirituais mais básicas e deve ser combatida logo no início da caminhada espiritual.
Em sua raiz está um apetite desordenado em relação às coisas. Na luxúria, esse apetite é voltado para o sexo, e na gula, para a comida. Esses vícios estão relacionados ao composto humano (alma e corpo), pois é impossível que um homem passe a vida toda sem sentir desejo de comida e de sexo. Mas, no mundo animal, por exemplo, não há nenhum caso de bichos que desejem acumular riquezas. Esse tipo de desejo é encontrado somente na espécie humana. E, se não encontra correspondência nos animais, significa que sua origem não é carnal, mas sim espiritual, provém da alma.
Os pecados espirituais, de acordo com o juízo dos Padres da Igreja, são "aqueles que se realizam em deleitações espirituais, sem nenhuma mistura de gozo carnal". Santo Tomás de Aquino afirma que "a avareza é deste tipo, porque o avarento se deleita na sua convicção de ser dono de riquezas. E assim, a avareza é um pecado espiritual" [1].
Na raiz da vaidade está a ideia de que se possui algo. Nosso Senhor Jesus Cristo tem,...