CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Terapia das Doenças Espirituais

O pecado da avareza

O apego desordenado aos bens materiais é a fonte de uma grave doença espiritual: a avareza. Nosso Senhor ilustrou a gravidade desse pecado quando contou a Parábola do Rico Insensato, mostrando o que "acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não se torna rico diante de Deus".

Conheça esse pecado capital, nesta aula de nosso curso de Terapia das Doenças Espirituais, e descubra por que são realmente loucos todos os que põem sua esperança no dinheiro.

24

Juntamente com a gula e a luxúria, a avareza pertence ao time das doenças espirituais mais básicas e deve ser combatida logo no início da caminhada espiritual.

Em sua raiz está um apetite desordenado em relação às coisas. Na luxúria, esse apetite é voltado para o sexo, e na gula, para a comida. Esses vícios estão relacionados ao composto humano (alma e corpo), pois é impossível que um homem passe a vida toda sem sentir desejo de comida e de sexo. Mas, no mundo animal, por exemplo, não há nenhum caso de bichos que desejem acumular riquezas. Esse tipo de desejo é encontrado somente na espécie humana. E, se não encontra correspondência nos animais, significa que sua origem não é carnal, mas sim espiritual, provém da alma.

Os pecados espirituais, de acordo com o juízo dos Padres da Igreja, são "aqueles que se realizam em deleitações espirituais, sem nenhuma mistura de gozo carnal". Santo Tomás de Aquino afirma que "a avareza é deste tipo, porque o avarento se deleita na sua convicção de ser dono de riquezas. E assim, a avareza é um pecado espiritual" [1].

Na raiz da vaidade está a ideia de que se possui algo. Nosso Senhor Jesus Cristo tem,...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos