CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Terapia das Doenças Espirituais

As três vias e as três conversões

Qual a necessidade de um curso de “terapia das doenças espirituais”? Onde se situa o combate aos pecados capitais no caminho de perfeição? O que nos aguarda depois que começamos a abandonar os pecados da carne?

Nesta aula conclusiva de nosso curso, Padre Paulo Ricardo apresenta um “mapa” da vida interior para orientar os nossos alunos. A santidade não está simplesmente em “não pecar”. Há muita coisa para estudar e viver além disso!

134

Faz parte de uma antiquíssima tradição na Igreja dividir a vida espiritual em três idades (também chamadas de graus ou vias), correspondentes ao estágio em que se encontra uma alma no desenvolvimento da virtude da caridade (cf. S. Th., II-II, q. 24, a. 9). Há, assim: (i) a via purgativa, dos principiantes; (ii) a via iluminativa, dos progredidos; e (iii) a via unitiva, dos perfeitos.

O processo de "terapia das doenças espirituais" – descrito ao longo de todo esse curso – insere-se no esforço dos iniciantes, depois do qual existe todo um caminho místico, cujas linhas gerais importa pelo menos antever agora, a fim de iluminar a própria purificação ascética que a antecede.

Para tanto, além de considerar as três idades da vida interior, cabe recorrer à linguagem do sacerdote dominicano Réginald Garrigou-Lagrange, que fala também de três conversões a abrir cada uma das fases do caminho de perfeição.

A primeira conversão acontece quando a pessoa abandona o pecado mortal para viver na graça de Deus, inaugurando a via purgativa, assim chamada por tratar-se de um período de purificação do coração. A razão disso é que o pecado tem as suas consequências: mesmo...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos