CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Terapia das Doenças Espirituais

Terapia da luxúria (I)

A cura para a idolatria da luxúria consiste em colocar o verdadeiro Deus no centro dos relacionamentos. É preciso respeitar o mistério do outro, derramando o próprio sangue, se necessário for, para levar o outro para o Céu.

Nesta aula de nosso curso de Terapia das Doenças Espirituais, saiba o que significa a castidade, o remédio para o pecado capital da luxúria.

12

Para a maior parte das pessoas, especialmente os mais jovens, a luxúria é uma grande chaga que impede o crescimento da vida espiritual. Isso se dá por uma razão muito simples: o vício da luxúria é uma perversão que se instala na capacidade de amar e a destrói. Urge, portanto, que seja curada.

A luxúria é um pecado capital, logo possui uma virtude oposta, que é a castidade. Atualmente, porém, a castidade possui um sentido negativo, de castração, como se ela podasse as energias sexuais das pessoas. Todavia, essa visão - comum em um ambiente hiperssexualizado - não corresponde à da antropologia cristã, em que a castidade é um sinônimo para o amor.

Os Santos Padres já ensinavam que não é pela força, nem pela coação, que se alcança o estado de saúde ideal do corpo e da alma. João Cassiano, por exemplo, afirma: "Castitas non ut arbitramini districtionis praesidio, sed amore sui et propriae puritatis delectatione subsistit - A castidade, no entanto, não depende apenas, como pensais, de uma rigorosa vigilância. Mas, tal virtude subsiste pelo amor que nos inspira e pela felicidade que nos proporciona" [1].

É o amor que move a alma para o seu estado...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos