CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Esta aula é restrita aos assinantes
Quero assinarJá sou assinante
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Ensina-nos a orar

O primeiro passo para começar a rezar

Toda oração é um relacionamento entre a nossa miséria e a misericórdia de Deus. Rezar não é simplesmente mexer os lábios, mas encontrar-se com uma Pessoa. Descubra qual é o primeiro passo para começar a ter vida de oração, a partir da lição do Senhor: “Tu, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai que está no escondido” (Mt 6, 6).

imprimir

Como a oração consiste em um encontro, é necessário primeiramente que haja duas presenças: a nossa e a de Deus. É isso que nos indica Jesus, ao ensinar aos discípulos a oração do pai-nosso: “Tu, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai que está no escondido” (Mt 6, 6). Esse recolhimento interior é indispensável ao encontro com Deus.

O problema aqui é que a maioria das pessoas reduz a oração a um ato de proferir palavras, ou seja, à oração vocal, que, na verdade, é apenas o primeiro nível de oração, no qual se encontram os iniciantes.

No entanto, antes mesmo de abrirmos os lábios, precisamos colocar-nos na presença de Deus. S. Teresa d’Ávila nos apresenta alguns conselhos muito relevantes para vivermos esse encontro com Deus. No Caminho de perfeição, capítulo 26, ela diz que, se fizermos bem a oração vocal, estaremos nos preparando para a oração mental, que é mais profunda e elevada. Para isso, antes de iniciarmos a oração, precisamos fazer primeiro um “exame de consciência” [1], analisando com sinceridade nossa situação naquele momento. Essa atitude é fundamental na vida de oração, pois a grande dificuldade das pessoas para se...

Seja família conosco
Inscreva-se
Aulas do curso
Passaporte de acesso

A assinatura inclui

  • Acesso ilimitado aos 44 cursos da plataforma
  • Participação das aulas ao vivo exclusivas
  • Garantia de acesso aos lançamentos de novos cursos
  • Bibliografia
  • Download das aulas (.mp3)
  • Suporte personalizado
Assine Agora