CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assistir à aula
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Ensina-nos a orar

Onde você está enquanto reza?

Como você tem respondido à presença ativa de Cristo, que se doa a você através da oração? Onde você está enquanto reza? Assista e aprenda a usar a sua oração vocal e espontânea para evitar as distrações no trato com Deus.

317

A oração vocal não é somente a recitação de orações, mas também a oração espontânea que brota da amizade com Cristo ressuscitado. Para que essa amizade seja uma presença mútua, ela precisa ser uma doação.

Em termos práticos, quando vamos rezar, é necessário que haja a presença de Cristo e a nossa; essa última, porém, nem sempre se concretiza. Muitas vezes, não nos fazemos presentes na oração, porque não nos entregamos por inteiro a Cristo. Isso porque ficamos recordando memórias do passado, preocupando-nos com acontecimentos futuros e dispersando-nos pela soberba do tempo presente.

No céu, o Pai e o Filho são presença infinita um para o outro, porque se doam mutuamente numa relação de amor que é o Espírito Santo. Ao se encarnar e assumir a natureza humana, o Filho se doou a cada um de nós. Na Eucaristia, Ele se doa propter nos homines et propter nostram salutem, por nós homens e para nossa salvação.

Por isso, o momento da comunhão é bastante propício para a oração vocal. Nessa hora, precisamos nos colocar “presentes” diante da presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo, que se doa inteiramente a nós. E aqui é necessário nos questionarmos: “Será que...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos