Para fazer a leitura orante das SS. Escrituras, precisamos ter uma compreensão adequada do que é a Bíblia e de como deve ser lida. Esse cuidado é necessário porque, a partir da pseudo-reforma protestante, existe certa tendência de ler a Bíblia como um documento que não faz parte da Tradição da Igreja, quando, na verdade, é justamente o contrário. Por isso, não se deve ler a Bíblia para nela “encontrar” ou “provar” a fé da Igreja, senão que é preciso, primeiro, ter a fé da Igreja, para então se aproximar da Bíblia adequadamente.
Embora os textos bíblicos sejam importantes para confirmar e corroborar a nossa fé, se deles nos aproximamos com ceticismo, serão apenas um documento do passado e, como tais, não nos dirão nada.
Por isso, para aqueles que estão iniciando sua vida espiritual, é muito mais frutuoso ler livros de meditação escritos por santos e com uma doutrina sólida. Estes realizam o papel de introduzir a pessoa na fé da Igreja, a fim de que, aos poucos, ela consiga ir lendo a Bíblia e compreendendo-a de acordo com a doutrina católica.
Assim, para que a Bíblia seja, de fato, um alimento espiritual, é necessário primeiro ser verdadeiramente católico....