CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Ensina-nos a orar

Como saber se estou progredindo na oração?

O amor consiste, sobretudo, na capacidade do nos contrariarmos, de agirmos contra o que a nossa vontade, quase sempre egoísta e mimada, nos inclina a fazer.

imprimir

Como saber se estamos progredindo de fato na vida de oração? O critério-chave para "aquilatarmos" o nosso progresso é, na verdade, negativo; não se trata de querer saber se estamos ou não adiantados, mas de não cair no perigo de avaliarmos nossa vida interior por seus aspectos menos essenciais, ou seja: pelas consolações sensíveis que às vezes experimentamos.

Devemos ter em mente que o ser humano é uma realidade composta de corpo e de alma. Estes dois princípios encontram-se tão unidos entre si que aquilo que afeta um acaba por repercutir também no outro. Mas isso não nos autoriza a pensar que tudo o que sentimos fisicamente seja expressão incontestável de uma alma madura no amor.

Pois o amor consiste, sobretudo, na capacidade do nos contrariarmos, de agirmos contra o que a nossa vontade, quase sempre egoísta e mimada, nos inclina a fazer. Amamos efetivamente não quando fazemos o que nos dá prazer, mas quando, fazendo até o que nos desagrada, procuramos apenas agradar a pessoa a quem amamos.

Por isso, saberemos que a nossa oração tem-se tornado mais agradável a Deus quando, contrariados em nossos desejos e projetos pessoais, conseguirmos, ajudados pela graça, dizer-Lhe: "Sim, Senhor, faça-se segundo o teu desejo, e não o meu".

Material para Download
Aulas do curso
Texto do episódioMaterial para downloadComentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.