Chegamos ao final do nosso breve curso “Ensina-nos a orar”. A partir de agora, para colhermos os frutos espirituais do que aprendemos, é importante não perder de vista a presença de Deus na nossa vida. Como nos ensina S. Elisabete da Trindade, o mais importante na vida de oração é a presença de Deus em nós, ou seja, participar do mistério da inabitação de Deus em nossa alma.
Para que isso ocorra, devemos entender que a comunhão com Deus — que pretendemos alcançar com a santidade — não está longe de nós, pois Nosso Senhor já se encontra na sétima morada do castelo interior da nossa alma. Somos nós que estamos longe da sétima morada e, por isso, precisamos progredir espiritualmente para chegar a uma união íntima com Ele. Daí que, em nossas orações, necessitemos pedir a Jesus que retire os obstáculos que nos impedem de encontrá-lO.
Também é importante interiorizar a verdade de que nunca estamos sozinhos. Qualquer sentimento de solidão que possa surgir é, na verdade, uma mentira, pois nunca estamos sozinhos; apenas nos esquecemos da presença de Deus. Isso ocorre devido ao pecado, que nos conduz ao esquecimento da presença amorosa e benfazeja de Deus, de tal forma...