Tradicionalmente, a lectio divina se estrutura em quatro passos: leitura, meditação, oração e contemplação. Vejamos cada um deles em particular.
Quanto à leitura, é preciso ter claro que as SS. Escrituras não são um livro qualquer, mas, como instrumento de união com Cristo ressuscitado, devem ser lidas num sentido espiritual que nos conduza a Ele. Nas Escrituras, é o Cristo vivo que nos fala, é o Verbo encarnado que se dirige aos nossos corações.
Ao fazer a leitura da passagem bíblica, é importante retê-la na memória, para que as informações memorizadas sejam depois utilizadas no momento da meditação. Isso também serve para revisitá-las ao longo do dia, ruminando-a constantemente. Outra maneira de ler é consultar o texto bíblico aos poucos, meditando-o em pequenos trechos.
Além de ouvirmos Cristo pela leitura, precisamos ainda buscar nas suas palavras a verdade que ilumina nossas vidas. Não se trata de buscar sentimentos, afetos ou “calafrios”, mas de encontrar a verdade do amor de Deus, que se manifesta em nós e também nas Escrituras, como veremos ao falar de seus sentidos.
Quando meditamos um trecho do Evangelho, precisamos tomá-lo como uma...