CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Ensina-nos a orar

Quais são os passos da “Lectio Divina”?

As SS. Escrituras não são um livro qualquer, mas um instrumento para entrar em contato com Cristo ressuscitado. Por isso, a leitura de suas páginas inspiradas também deve ser feita de modo diferente.

Nesta aula, Pe. Paulo Ricardo explica os quatro passos da leitura orante da Bíblia, que passa da leitura à meditação, e da oração à contemplação.

28

Tradicionalmente, a lectio divina se estrutura em quatro passos: leitura, meditação, oração e contemplação. Vejamos cada um deles em particular.

Quanto à leitura, é preciso ter claro que as SS. Escrituras não são um livro qualquer, mas, como instrumento de união com Cristo ressuscitado, devem ser lidas num sentido espiritual que nos conduza a Ele. Nas Escrituras, é o Cristo vivo que nos fala, é o Verbo encarnado que se dirige aos nossos corações.

Ao fazer a leitura da passagem bíblica, é importante retê-la na memória, para que as informações memorizadas sejam depois utilizadas no momento da meditação. Isso também serve para revisitá-las ao longo do dia, ruminando-a constantemente. Outra maneira de ler é consultar o texto bíblico aos poucos, meditando-o em pequenos trechos.

Além de ouvirmos Cristo pela leitura, precisamos ainda buscar nas suas palavras a verdade que ilumina nossas vidas. Não se trata de buscar sentimentos, afetos ou “calafrios”, mas de encontrar a verdade do amor de Deus, que se manifesta em nós e também nas Escrituras, como veremos ao falar de seus sentidos.

Quando meditamos um trecho do Evangelho, precisamos tomá-lo como uma...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos