CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Ensina-nos a orar

O que é recolhimento ativo?

Pela oração de recolhimento ativo, vamos aprendendo a contemplar a presença do tesouro escondido que há dentro de nós, mais rico e precioso de tudo o que pode haver no mundo.

16

Conforme vamos progredindo na meditação, percebemos a sublime realidade de que Deus habita em nós. Nosso Senhor Jesus Cristo traz a presença da SS. Trindade para o nosso coração.

A essa realidade nos habituamos por meio da comunhão. Mas, com o tempo, somos capazes de notar que esta presença está em nós até mesmo quando não comungamos. Então, começamos a nos recolher interiormente, pois percebemos que o tesouro escondido está dentro de nós.

A realidade do recolhimento ativo — que se distingue do recolhimento passivo, no qual a alma, de forma mística, é levada por Deus a recolher-se — é descrita por S. Teresa no capítulo 28 do Caminho de perfeição, como um esforço da alma pelo qual a própria pessoa se habitua ao recolhimento:

Este modo de rezar, mesmo vocalmente, recolhe o intelecto com muito mais rapidez, além de ser uma oração que traz consigo muitos bens. Chama-se recolhimento, porque a alma recolhe todas as faculdades e entra em si mesma com seu Deus; seu divino Mestre vem ensiná-la com mais brevidade e lhe dá a oração de quietude, de maneira que nenhum outro modo de oração propicia [1].

Nesse recolhimento, a alma percebe que possui em seu interior...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos