CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Ensina-nos a orar

Como rezar com as Sagradas Escrituras?

Já vimos o que é leitura meditada e como selecionar os livros certos para nossa oração. Agora, nesta aula de nosso curso, Padre Paulo Ricardo fala sobre a famosa lectio divina: a leitura orante das SS. Escrituras. De que precisamos para ler com fruto a Palavra de Deus? Em que consiste esse método de oração tradicional da Igreja?

26

A lectio divina ou leitura orante das SS. Escrituras, para que seja frutuosa, precisa despertar o amor em nosso coração. O exemplo paradigmático de como deveria ser nossa meditação da Palavra de Deus encontra-se no relato dos discípulos de Emaús. Jesus explicou de tal forma as Escrituras àqueles dois discípulos desanimados que seus corações arderam de amor, como eles próprios reconheceram posteriormente: “Não ardia o nosso coração, quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?” (Lc 24, 32). Do mesmo modo, é importantíssimo que a lectio divina nos proporcione esse encontro com Cristo que desperta em nós o amor.

Ainda em relação ao exemplo mencionado, é necessário considerar que, quando Jesus aparece ressuscitado, estava praticamente irreconhecível. Isso porque, participando das propriedades divinas, Ele é por si mesmo invisível, embora possa se manifestar de diferentes modos à humanidade.

Mas, na verdade, Cristo ressuscitado apareceu aos discípulos a fim de ressuscitar a fé que neles estava moribunda. Por isso, Ele aparece de forma que os discípulos, de início, não o reconhecessem. Assim, a fé foi surgindo aos poucos em seus corações, que...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos