CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Ensina-nos a orar

O ensino da prece cristã

Ensinada pelo próprio Jesus, a oração do Pai-nosso surge a partir de um pedido dos discípulos: “Senhor, ensina-nos a orar” (Lc 11, 1). Cristo, por sua vez, não só ensina a fazer oração como reforça a necessidade de rezarmos sem jamais desanimar. Mas a pergunta que muitos se fazem é: por que, afinal, rezar é tão importante? Não seremos salvos de qualquer modo?

49

“Senhor, ensina-nos a orar” (Lc 11, 1). Esse foi o pedido dos Apóstolos a Jesus, depois de o verem passar a noite em oração; e também deve ser o nosso, a fim de que, aprendendo a orar, possamos também ensinar outras pessoas a fazê-lo. O ensino da oração cristã é tão necessário que o Catecismo Romano apresenta-o como a principal obrigação dos párocos:

Entre as obrigações do ministério pastoral, a mais necessária para a salvação do povo fiel é o ensino da prece cristã. [...] Por isso, o principal empenho do pároco está em conseguir que seus piedosos ouvintes compreendam o que devem pedir a Deus e de que maneira o devem fazer [1].

Nos tempos atuais, essa missão de ensinar a orar permanece tão necessária que foi estendida também aos catequistas e ministros leigos, que, obviamente, antes de ensinar, precisam aprender.

Mas por que a oração é tão importante? Por que razão a Igreja enfatiza sua relevância? Primeiramente, precisamos entender que fomos criados por Deus para amar; devido, porém, à nossa natureza decaída, marcada pelo egoísmo, essa missão se apresenta como praticamente irrealizável. Por isso, precisamos pedir a Deus, por meio da oração, aquilo que é...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos