“Senhor, ensina-nos a orar” (Lc 11, 1). Esse foi o pedido dos Apóstolos a Jesus, depois de o verem passar a noite em oração; e também deve ser o nosso, a fim de que, aprendendo a orar, possamos também ensinar outras pessoas a fazê-lo. O ensino da oração cristã é tão necessário que o Catecismo Romano apresenta-o como a principal obrigação dos párocos:
Entre as obrigações do ministério pastoral, a mais necessária para a salvação do povo fiel é o ensino da prece cristã. [...] Por isso, o principal empenho do pároco está em conseguir que seus piedosos ouvintes compreendam o que devem pedir a Deus e de que maneira o devem fazer [1].Nos tempos atuais, essa missão de ensinar a orar permanece tão necessária que foi estendida também aos catequistas e ministros leigos, que, obviamente, antes de ensinar, precisam aprender.
Mas por que a oração é tão importante? Por que razão a Igreja enfatiza sua relevância? Primeiramente, precisamos entender que fomos criados por Deus para amar; devido, porém, à nossa natureza decaída, marcada pelo egoísmo, essa missão se apresenta como praticamente irrealizável. Por isso, precisamos pedir a Deus, por meio da oração, aquilo que é...