CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Ensina-nos a orar

Meditação a partir de pequenos pontos

Aprenda a rezar servindo-se de pequenos pontos meditativos, verdades sublimes que, com poucas palavras, fazem arder de amor o nosso coração.

15

Quando começamos a meditar, é fundamental utilizar livros ou textos mais longos. Mas depois de nos habituarmos a meditar, podemos desprender-nos destes materiais e fazer a meditação a partir de pequenos pontos, isto é, de determinadas verdades de fé sobre as quais podemos refletir.

Alguns métodos de meditação, como o de S. Sulpício, sugerem que a pessoa prepare os pontos da meditação na noite anterior, de modo que possa dormir pensando naquelas verdades para, no dia seguinte, fazer uma meditação frutuosa.

Um dos livros que colocam apenas os pontos meditativos é o Mensis Eucharisticus [1], que, para cada dia do mês, apresenta pontos de meditação em ordem: a) à preparação para a comunhão; b) e à ação de graças subsequente.

Na parte da preparação para a comunhão, respondendo às perguntas “quem vem?” (quis venit?) e “a quem vem?” (ad quem venit?), o referido livro descreve de forma breve as “personagens” que se encontram na Eucaristia, Cristo e o comungante. Além disso, também apresenta as motivações de tal encontro, ao responder à pergunta “para que vem?” (ad quid venit?). Com esses pontos, podemos meditar, antes da Comunhão, sobre quem...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos