CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Ensina-nos a orar

Os sentidos das Escrituras

Vimos que as SS. Escrituras têm um papel importante em nossa vida espiritual. Uma das grandes dificuldades que as pessoas têm, no entanto, é a de interpretar os versículos bíblicos. Como ler espiritualmente um texto que, muitas vezes, não nos parece dizer nada? O que os acontecimentos históricos de tanto tempo atrás têm que ver conosco?

26

Embora a S. Escritura seja muito importante em nossa vida espiritual, uma das grandes pedras de tropeço para a maioria das pessoas é a sua interpretação, isto é: como extrair a essência de um texto que, aparentemente, não nos diz muita coisa?

De início, precisamos entender que a Bíblia possui duas “camadas” interpretativas: a) o sentido literal b) e o sentido espiritual. A Igreja reconhece esses dois níveis de significação pelo fato de que Deus pode falar conosco através de palavras, mas também de acontecimentos históricos.

Como exemplo, consideremos a libertação do povo de Israel escravizado no Egito. Seu sentido literal remete ao acontecimento histórico em si mesmo [1]. Já através do sentido espiritual, a Igreja enxerga: a) a libertação da escravidão do faraó como imagem da nossa libertação da escravidão de Satanás; b) a travessia do Mar Vermelho como prefiguração do Batismo; c) e a vida nova buscada por Israel ao enfrentar as agruras do deserto como símbolo da nossa trajetória espiritual, marcada por uma constante luta contra as paixões e contra o pecado.

O sentido espiritual — que pressupõe o sentido literal e sempre deve estar em consonância com a...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos