CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Ensina-nos a orar

Como fazer a leitura meditada?

Não é vergonha nem problema nenhum servir-se de bons livros espirituais para começar a fazer meditação. A grande mística S. Teresa d’Ávila revela em suas obras que, por mais de 10 anos, não conseguiu fazer oração a não ser com a ajuda de algum livro. A pergunta é: como usar esse recurso da forma correta?

25

Algumas pessoas não conseguem rezar sem o auxílio de um livro. A própria S. Teresa d’Ávila, no capítulo 17 do Caminho de perfeição, reconhece que teve essa dificuldade: “Passei mais de catorze anos sem conseguir nem mesmo a meditação, a não ser recorrendo a alguma leitura” [1]. Ela também descreve isso, de forma mais explícita, no Livro da vida:

Agora acho que a Providência Divina quis que eu não encontrasse quem me ensinasse. Eu não teria conseguido perseverar na oração nos dezoito anos em que me acometeram tamanhos sofrimentos e aridez, visto não poder fazer oração discursiva, sem as leituras. Por todo esse tempo, eu não me atrevia a começar a orar sem livro, exceto quando acabava de comungar; minha alma temia tanto orar sem livro que era como se tivesse de enfrentar um exército [2].

É relevante observar como essa grande mística realizava suas meditações: “Muitas vezes, o simples fato de ter o livro à mão bastava. Em algumas ocasiões, eu lia pouco e, em outras, muito, a depender da graça que o Senhor me dava” [3]. Então, quando começarmos a ler e surgir uma luz interior para a meditação, devemos, de imediato, parar a leitura e refletir em torno daquela ideia que nos...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos