CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Ensina-nos a orar

O que é “leitura meditada”?

Algumas pessoas têm dificuldade em entender como uma leitura pode nos colocar em contato com Deus. Uma breve investigação sobre a realidade do amor, porém, pode nos ajudar a compreender como isso é possível.

39

O segundo passo nos graus de oração é a leitura meditada, que nos coloca em contato com o amor de Deus. Para compreendermos como isso ocorre, precisamos entender o que é realmente o amor.

O amor ativo é aquele em virtude do qual, por um ato de vontade, a pessoa doa-se totalmente. A vida espiritual, porém, não começa por ele, mas pelo amor passivo, segundo as palavras de S. João: “O amor consiste nisto: Deus nos amou por primeiro” (1Jo 4, 10). Ou seja, a primeira coisa a fazer é dar-se conta do amor de Deus. E isso só ocorre por meio de um ato de inteligência que nos permite identificar as ações grandiosas e heroicas que Deus realizou por nós, entre elas o sacrifício redentor de seu Filho.

Assim, quando lemos um livro que nos leva a uma compreensão afetiva das verdades de fé, ou a própria S. Escritura, e passamos a “ruminar” o que estamos lendo, conseguimos contemplar, mesmo que de forma limitada, o amor de Deus por nós, o que nos leva a um profundo ato de fé.

É justamente vendo esse amor de Deus que conseguimos responder-lhe, amando-O de volta. Então, quando meditamos sobre esse amor com frequência, adquirimos um hábito virtuoso, que nos modifica...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos