Dedicamos as primeiras aulas deste curso sobre os Sete Sacramentos para explicar o que é a graça, esse dom maravilhoso de Deus. E isso é importantíssimo porque hoje, infelizmente, muitas pessoas lidam com os sacramentos como se fossem meros eventos sociais. O Batismo ganha importância pela tradição familiar e pelo almoço após a cerimônia; a Primeira Comunhão vale pelo “diplominha” e pela foto; a Crisma é vista como “pré-requisito” para casar; o Casamento faz-se pela igreja enfeitada, pelo vestido e pela festa.
Os sacramentos, e isso é o que precisamos recordar, são valiosíssimos porque nos trazem a graça e a vida sobrenatural que ela promove. Pelos sacramentos, nós, homens decaídos, somos chamados a viver a vida do Altíssimo.
Falamos, na última aula, que Deus nos possibilitou viver a sua Vida, vivendo Ele próprio a nossa. Jesus, Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, fez-se homem e, enquanto tal, com seu corpo e sua alma, experimentou conhecer e amar a Deus como Ele se conhece e se ama. Conheceu e amou de maneira muito mais íntima e perfeita que Adão. Com Cristo, o homem alcançou o ápice da sua dignidade.
Se o Evangelho ficasse resumido a isso, já...