CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assistir à aula
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Sete Sacramentos

Como se confessar na prática II

Muitos sentem dificuldades na hora de se confessar, porque não sabem exatamente o que dizer e como apresentar os seus pecados. Por isso, nesta aula, Padre Paulo explica como se confessar bem.

475

Na aula passada, vimos os dois primeiros atos do penitente que se dirige ao confessionário, a saber: o exame de consciência e o arrependimento. Agora, conforme o prometido, falaremos dos últimos três: o propósito, a acusação e a satisfação. 

Comecemos pelo propósito. 

Primeiramente, precisamos distinguir arrependimento de propósito. Veja, uma pessoa pode arrepender-se de um pecado, mas não ter o propósito firme e eficaz de não mais pecar. Aliás, tal é a dificuldade de as pessoas entenderem o que seja o propósito, que, em muitos lugares, estão mudando a fórmula do ato de contrição: Em vez de “prometo, com a vossa graça, nunca mais pecar” andam dizendo: “Prometo, com a vossa graça, esforçar-me para ser bom”. 

Ora, só faltava alguém se esforçar para ser ruim! Veja que é um propósito disparatado, sem o menor cabimento. Imagine alguém que tenha dado um tapa no rosto da própria mãe. Arrependido, o sujeito depois lhe dá um presente, compra-lhe flores, beija-lhe no rosto e pede mil perdões, jurando não saber como fora capaz de tamanho horror. A mãe, claro, perdoa. Mas pede que o filho prometa jamais repetir aquela monstruosidade. O rapaz, então,...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos