Na aula anterior, em que começamos a tratar do sacramento da Eucaristia, falávamos da sua importância e de como nela está a centralidade da vida cristã. A Igreja nasce da Eucaristia, porque nela está o autor da graça.
Dando continuidade, vamos agora observar mais de perto a realidade da Eucaristia, começando por dizer que ela, como o Batismo, é um Sacramento cuja instituição por Cristo é mais evidente. Digo mais evidente, porque em ambos temos transmitidas as próprias palavras de Nosso Senhor no ato da instituição. Isso não quer dizer, claro, que a instituição dos outros cinco esteja sob suspeita. Sabemos que todos os sete sacramentos foram instituídos pessoalmente por Jesus, mesmo que não haja registro claro de cada um deles nas Sagradas Escrituras. Aliás, conforme já dissemos, é sanha protestante buscar todas as fontes de nossa fé na Bíblia.
Ora, não foi a Igreja que nos deu o cânone das Escrituras divinamente inspiradas? Santo Agostinho não nos diz que não creria nos Evangelhos se a isso não lhe mandasse a autoridade da Igreja Católica? Com essa mesma autoridade, a Igreja nos ensina que os sete sacramentos conferem, ex opere operato, a graça santificante; se...