CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assistir à aula
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Sete Sacramentos

O organismo sobrenatural das virtudes e dos dons

Ao receber a graça santificante, também recebemos as virtudes teologais, as virtudes infusas e os dons do Espírito Santo. Esse é o organismo sobrenatural que nos possibilita a busca da santidade.

30127

Certas escolas modernas de teologia creem que não é preciso, como temos feito, dividir a graça em “pedacinhos”, alegando que ela seja uma só, que seja o próprio Cristo, o próprio Espírito Santo, o próprio Deus. Discordamos. Claro, Deus, em si mesmo, é a graça, mas a graça incriada.

Quando Ele se doa e se comunica para que participemos da sua natureza, ocorre em nós uma modificação. A criatura transforma-se ao toque do Criador. É isso o que chamamos de graça criada. A graça santificante, de que temos falado, é desse tipo. Ela efetivamente realiza uma transformação no agraciado. É como o exemplo da charrete puxada pelo pangaré que, num instante, vira uma potente Ferrari. 

Nesta aula, para nos aprofundarmos no assunto, abriremos o motor do carro.

Nós, seres humanos, somos capazes de conhecer e amar de um modo muito superior se comparado aos animais. Acontece que devido a mil fatores há aqueles, dentre nós, que conhecem e amam as coisas com maior ou menor dificuldade. Por exemplo: temos, no presente curso, estudado temas de teologia. Ora, os alunos já afeiçoados a esta ciência, com seus jargões, com suas definições, com seus...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos