Na última aula, além de tratarmos da instituição da Crisma, realizada por Cristo, vimos que sua especificidade, sua característica principal, é ser o Sacramento do crescimento. E isso nos leva a uma importante verdade a respeito da vida cristã.
Em teologia, há toda uma área dedicada ao estudo da perfeição cristã, é o que se chama de Teologia Ascética e Mística, que estuda como acontece a configuração da alma a Cristo, ou seja, de que forma uma alma humana, manchada pelo pecado original, vai se transformando até assumir as feições da alma de Cristo.
Quer dizer: no Batismo, a alma recebe de Deus uma vida, uma vida sobrenatural; mas essa vida é chamada à perfeição, e o sacramento da Crisma está muito ligado a esse aperfeiçoamento. Por quê? Porque a Crisma está ligada à plenitude do Espírito Santo. Com a Crisma recebemos o Espírito Santo como dom.
É o que vemos na própria fórmula crismal. O bispo ou o padre impõe a mão na testa do fiel, e, traçando com o polegar o óleo do Crisma, fazendo ali uma cruz, diz: “Recebe por este sinal o Espírito Santo, dom de Deus”.
Nota quanto à fórmula atual:
Existe outra fórmula tradicional, no...