CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assistir à aula
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Sete Sacramentos

Condições para o Batismo ser válido

Para que o Batismo seja válido, existem determinadas condições a serem observadas. Todo católico deve saber disso, a fim de estar preparado para batizar validamente em casos de urgência.

22119

Dando sequência ao nosso curso, nesta aula vamos tratar de um elemento fundamental que se deveria ensinar na catequese: como batizar. 

Todo católico deve saber batizar. É a instrução que a Igreja coloca para os pais, catequistas e párocos. É uma necessidade para casos de urgência, para que, por ignorância, não deixemos alguém morrer sem o Batismo. 

Vejamos, portanto, o que é indispensável para se realizar esse sacramento. Em primeiríssimo lugar, é preciso de um pagão. Sim, parece bobagem, mas, temos de recordar que o Batismo é um só, não se pode repeti-lo — salvo naqueles casos, já mencionados, em que há dúvida razoável quanto à realização do rito (por exemplo, quando ele foi realizado em igrejas protestantes que não usam a fórmula trinitária). Nessas situações, por prudência, é recomendável fazer um outro Batismo, sob condição, com uma fórmula ligeiramente distinta, como veremos adiante. 

Essa delicadeza, a de não repetir o Batismo, é importante porque houve na história da Igreja uma heresia, a dos anabatistas, que pretendia batizar a pessoa pela segunda vez. Infelizmente, os protestantes, de uma forma geral, são anabatistas e não aceitam...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos