CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Sacramentos

A celebração do sacramento da Penitência

Quais são os tipos de confissão permitidas pela Igreja? Em quais circunstâncias é lícita a confissão comunitária? E quando ocorrem abusos, como o fiel deve proceder? Nesta aula sobre o sacramento da Penitência vamos aprender porque devemos recorrer a ele com maior frequência do que a Igreja nos obriga.

43

Ao longo dos séculos, o sacramento da Penitência foi celebrado de diversos modos. Nos primeiros, por exemplo, havia a chamada penitência pública; depois, no século VI, a penitência auricular, em que o sacerdote, de forma privada, ouvia a confissão do penitente. Nessa época, após a confissão, o penitente recebia a pena e, somente anos depois, quando estava realizada, ele podia voltar e receber, de fato, a absolvição. Atualmente, o penitente se confessa e recebe a absolvição com o encargo de cumprir a penitência depois.

A mudança no modo de celebrar o sacramento da penitência deu margem para novas reflexões. Atualmente, alega-se que, devido à falta de sacerdotes, o melhor modo seria a chamada absolvição geral, por ser um processo mais fácil e rápido. Ora, essa "solução" não resolve nada, pois é exatamente a falta de sacerdotes que justifica a insistência no contato pessoal do sacerdote com as pessoas no sacramento da Penitência. A reflexão deveria ser outra: como seria a comunidade paroquial ideal.

Grosso modo, seria aquela em que o sacerdote conseguisse cumprir a natureza de suas funções: celebrar uma única missa dominical. Em relação ao tamanho da...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos