Em que pese a polêmica criada pelos teólogos modernos que, influenciados pelo pensamento protestante, afirmam que os graus do sacramento da Ordem (episcopado, presbiterado e diaconado) são, na verdade, invenção humana, a fé católica ensina que existe, de fato, uma instituição divino-apostólica em que os apóstolos participam ativamente na instituição daquilo que é divino. Ensina também que a Revelação iniciou-se com a Encarnação do Verbo no ano 0 e foi até a morte do último Apóstolo, mais ou menos no ano 100. Os atos apostólicos que se deram naquele período são atos normativos, complementam os ensinamentos de Jesus. Mas, por que Jesus não ensinou tudo? Porque os apóstolos não estavam em condições de entender, como Ele mesmo explica:
Eu vos tenho dito essas coisas enquanto estou convosco. Mas o Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo que eu vos tenho dito. (Jo 14, 25-26)
Os protestantes e os teólogos liberais buscam, ainda hoje, o chamado Jesus "histórico", como se a Revelação divina tivesse acontecido somente até o ano 33. Eles procuram o Jesus "pré-pascal", pois, afirmam que o que veio depois foi...