CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Sacramentos

A graça do Batismo

O sacramento do Batismo produz dois efeitos em quem o recebe: a purificação dos pecados e o novo nascimento no Espírito Santo. O que catecúmeno deve fazer para recebê-lo com proveito? 

53

O Batismo é chamado de porta para os demais sacramentos, além de ser necessário para a salvação (1277). É natural, portanto, que sua recepção produza efeitos. Os dois principais e imediatos, sob condição, são: “a purificação dos pecados e o novo nascimento no Espírito Santo.”

O primeiro diz respeito à remissão dos pecados. Mas, de quais pecados o neófito é liberto? Tanto crianças quanto adultos, ao serem batizados são livrados do pecado original. Para isso, não é necessário que se arrependam, vez que tal mancha foi herdada e não cometida.

Aqueles que já atingiram a idade da razão são perdoados também de seus pecados pessoais. No entanto, para que isso ocorra é preciso que haja arrependimento. Trata-se de condição sine qua non para que, ao receber o Batismo, seja realmente perdoado de seus pecados pessoais e das penas temporais cominadas a eles.

Caso não haja a devida contrição, o Batismo imprimirá o caráter (conforme veremos adiante), mas não dispensará ao catecúmeno a chamada graça santificante. Ela, ensina o Catecismo, é “um dom gratuito que Deus nos faz de sua vida, infundida pelo Espírito Santo em nossa alma, para curá-la do pecado e...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos