CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Sacramentos

O Sacramento da Eucaristia

"A Eucaristia é o coração e o ápice da vida da Igreja, pois nela Cristo associa sua Igreja e todos os seus membros ao seu sacrifício de louvor e de ação de graças oferecido uma vez por todas na cruz a seu Pai."

Nesta 12.ª aula do curso de Catecismo sobre os Sacramentos, mergulhe na grande riqueza do Sacramento da Eucaristia, o maior e mais importante de todos os sacramentos.

23

O Sacramento da Eucaristia é o maior e o mais importante de todos os sacramentos. Podemos dizer até mesmo que ele sim é um sacramento enquanto os outros o são apenas na medida em que se relacionam com ele. Os demais trazem em seus símbolos materiais sinais visíveis de uma ação invisível, no sacramento da Eucaristia, porém, o sinal visível é transformado e resta apenas a “aparência" de pão e a “aparência" de vinho" e nele há a presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo. No sacramento do Batismo, por exemplo, a água é um sinal do derramamento do Espírito Santo, mas ela não é o Espírito Santo. Já na Eucaristia, o pão e o vinho SÃO Jesus Cristo glorioso, em Seu Corpo, Alma e Divindade.

O Papa João Paulo II escreveu a encíclica Ecclesia de Eucharistia cujo item inicial diz que “a Igreja vive da Eucaristia. Esta verdade não exprime apenas uma experiência diária de fé, mas contém em síntese o próprio núcleo do mistério da Igreja."[01] E mais, diz que “do mistério pascal nasce a Igreja. Por isso mesmo a Eucaristia, que é o sacramento por excelência do mistério pascal, está colocada no centro da vida eclesial."[02] Assim, a Igreja existe para celebrar a Eucaristia...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos