Toda a obra de Deus, inclusive os sacramentos, poderia ser resumida da seguinte forma: Deus Pai envia o Espírito Santo para gerar o Filho; o Filho gerado une as pessoas a Ele, no Espírito Santo, para levar a Igreja (os membros de Seu corpo) à vida trinitária no Céu.
É uma ação em que o Pai (que habita em luz inacessível, cfr. 1 Tim, 6) não vem ao mundo, mas age enviando seu Espírito Santo, suas duas mãos e seus dois braços - utilizando a famosa comparação de Santo Irineu de Lyon - para salvar a humanidade: o Espírito Santo e o Filho. O Espírito derramado gera o Filho e este retorna para o Pai. Esta é a obra da salvação. Assim, em primeiro lugar, o Pai é a fonte, o princípio da Trindade. É também a fonte da própria Liturgia.
Em português, bênção e bendição são palavras diferentes, com significados diferentes, contudo, em grego, hebraico e latim, elas possuem o mesmo significado, embora duas direções. Deus diz o bem ( benedictio, eulogia, em grego), bendiz, bênção. Interessante notar como o ato de pronunciar qualquer palavra é semelhante à Trindade: é necessário, para tanto, aquele que pronuncia, da palavra pronunciada e do sopro, que é o veículo para a...