CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Sacramentos

O sacramento da Ordem

O que significa "sacerdócio comum dos fiéis"? Em que este se difere do sacerdócio ministerial? Por que o sacerdote não é "igual" ao leigo? É o que veremos nesta aula sobre o Sacramento da Ordem.

01

Como vimos nas aulas anteriores, existem os chamados sacramentos da iniciação cristã, que são: Batismo, Confirmação e Eucaristia. Todos esses são voltados para a santificação pessoal. Outros dois, porém, estão "ordenados para a salvação de outrem": Ordem e Matrimônio. O primeiro será o objeto desta aula.

Ensina o Catecismo que é pelo sacramento da Ordem que "a missão confiada por Cristo a seus Apóstolos continua sendo exercida na Igreja até o fim dos tempos" (1536). E, apesar de ser um sacramento, "comporta três graus: episcopado, presbiterado e diaconado. A Igreja sempre entendeu tratar-se de um só sacramento, apesar das diferentes categorias" (idem).

O Catecismo aborda a questão do nome do sacramento, recordando que na sociedade antiga, a palavra para designar as várias camadas da sociedade era justamente "ordo" e que quando as pessoas eram integradas aos diversos grupos acontecia a "ordenação". Em relação à Igreja também acontece o mesmo. Ele diz:

A integração em um dos corpos da Igreja era feita por um rito chamado ordinatio, ato religioso e litúrgico que consistia numa consagração, numa bênção ou num sacramento. Hoje a palavra "ordinatio" é reservada...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos