Como vimos nas aulas anteriores, existem os chamados sacramentos da iniciação cristã, que são: Batismo, Confirmação e Eucaristia. Todos esses são voltados para a santificação pessoal. Outros dois, porém, estão "ordenados para a salvação de outrem": Ordem e Matrimônio. O primeiro será o objeto desta aula.
Ensina o Catecismo que é pelo sacramento da Ordem que "a missão confiada por Cristo a seus Apóstolos continua sendo exercida na Igreja até o fim dos tempos" (1536). E, apesar de ser um sacramento, "comporta três graus: episcopado, presbiterado e diaconado. A Igreja sempre entendeu tratar-se de um só sacramento, apesar das diferentes categorias" (idem).
O Catecismo aborda a questão do nome do sacramento, recordando que na sociedade antiga, a palavra para designar as várias camadas da sociedade era justamente "ordo" e que quando as pessoas eram integradas aos diversos grupos acontecia a "ordenação". Em relação à Igreja também acontece o mesmo. Ele diz:
A integração em um dos corpos da Igreja era feita por um rito chamado ordinatio, ato religioso e litúrgico que consistia numa consagração, numa bênção ou num sacramento. Hoje a palavra "ordinatio" é reservada...