CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Sacramentos

O banquete pascal

Na Cruz, Jesus está se entregando ao Pai como sacerdote e vítima, pois é Aquele que entrega e Aquele que Se entrega. É o sacrifício perfeito que redimiu toda a humanidade.

14

Há uma distância natural entre o Criador e sua criatura e, para que haja uma comunhão entre os dois, essa distância precisa ser diminuída. Deus quer estar com o homem, "chama-o e ajuda-o a procurá-lo, a conhecê-lo e a amá-lo com todas as suas forças".

A resposta do homem é um desejo de entregar-se, de amar a Ele, refletido durante muito tempo e em muitas religiões pelo sacrifício. Imolar um animal ou um pássaro, equivalia a dizer a Deus: "Senhor, eu me entregaria a ti como este animal, eu me consumiria por Ti como está se consumindo este pássaro". A entrega significa, em última análise, a comunhão, a união entre as partes. Portanto, na Cruz, Jesus está se entregando ao Pai como sacerdote e vítima, pois é Aquele que entrega e Aquele que Se entrega. É o sacrifício perfeito.

Ao mesmo tempo, Jesus age assim pela humanidade, logo, é preciso que cada ser humano esteja unido com a vítima do sacrifício (Cristo). É o que acontece quando o fiel comunga do Corpo de Cristo.

A Eucaristia é uma realidade salvífica, embora não seja condição para a salvação, como o é o batismo. Este sacramento, por sua vez, direciona quem o recebe para a Eucaristia, portanto,...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos