CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assistir à aula
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Sacramentos

O Tempo Litúrgico

Com o mistério da Encarnação, o próprio Deus sai da eternidade para entrar na história humana e santificar o tempo. Este é o fundamento do Ano Litúrgico.

011

Ainda dentro da parte que contempla a Economia Sacramental de uma forma geral, vimos na aula passada a questão do “como" celebrar, as imagens, os símbolos, os sinais, etc. Nesta aula, serão estudados o “onde" e o “quando" celebrar, partindo do número 1163, do Catecismo, ou seja, o Tempo Litúrgico.

Além do Catecismo, uma boa leitura complementar indicada é a Carta Apostólica Dies Domini, de 31 de maio de 1998, de autoria do Bem-Aventurado Papa João Paulo II.[01] Ela trata de forma extensa e magisterial a questão do Dia do Senhor. O Papa recorda aos fiéis a importância do domingo que, dentro da espiritualidade cristã, é fundamental; não pode ser relativizado ou ser tido como um dia qualquer, não! ele é a Páscoa semanal de todo cristão. Esta é a ideia da carta apostólica oportunamente publicada pelo Papa João Paulo II. Ela não foi citada no Catecismo pois sua publicação foi posterior a ele.

Deus entra no tempo do homem para salvá-lo, portanto, celebrar o domingo é celebrar um fato extraordinário. Logo no primeiro capítulo, o Papa começa falando sobre a criação, e a primeira coisa que a semana representa é a obra criadora de Deus e que o mundo foi criado...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos