O Catecismo da Igreja Católica é dividido em quatro partes: Credo Apostólico, Sacramentos, Dez Mandamentos e, por último, o Pai Nosso. Esta aula é a introdução à segunda parte que se inicia no número 1066.
A ideia dos sacramentos encontra representação na figura da hemorroísa (Mc 5, 25-34), curada ao tocar a orla do manto de Jesus. Os sacramentos "são como que forças que saem do Corpo de Cristo para curar as feridas do pecado e para nos dar a vida nova do Cristo" (CIC 1116).
Os sacramentos são as formas que Jesus escolheu para distribuir ao longo da história, nas várias gerações cristãs, a graça santificante que brota da Sua Cruz, do Seu Corpo, quando do Seu lado aberto brotou sangue e água dali brotaram também os sacramentos. Concretamente é a chamada "economia sacramental". O Catecismo explica o termo da seguinte forma:
No Símbolo da Fé, a Igreja confessa o mistério da Santíssima Trindade e seu "desígnio benevolente" sobre toda a criação: o Pai realiza o "mistério de sua vontade" entregando seu Filho bem-amado e seu Espírito para a salvação mundo e para a glória do seu nome. Este é o mistério de Cristo, revelado e realizado na história segundo...