No início do Capítulo II dedicado aos sacramentos de Cura - Penitência e Unção dos Enfermos -, o Catecismo ensina que Nosso Senhor assim os instituiu, pois "quis que sua Igreja continuasse, na força do Espírito Santo, sua obra de cura e salvação." (1420)
O sacramento da Penitência, que veremos nesta aula, também é conhecido como reconciliação, conversão e confissão. O ideal seria que uma vez batizado, o cristão não voltasse a pecar, porém, é inegável que cada um traz dentro de si a tendência para o pecado. Nesse sentido, diz o Catecismo:
Entretanto, a nova vida recebida na iniciação cristã não suprimiu a fragilidade e a fraqueza da natureza humana, nem a inclinação ao pecado, que a tradição chama de concupiscência, que continua nos batizados para prová-los no combate da vida cristã, auxiliados pela graça de Cristo. É o combate da conversão para chegar à santidade e à vida eterna, para a qual somos incessantemente chamados pelo Senhor. (1426)Por isso, o sacramento da Penitência também é conhecido por segunda conversão. Ademais, o próprio Jesus Cristo se refere à luta pela conversão ou metanóia (do grego antigo μετανοεῖν), quando diz que "o Reino dos...