CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Sacramentos

O memorial sacrificial de Cristo e de seu Corpo, a Igreja

Jesus morre na cruz e a força salvadora que emana desse momento único é tornada presente a cada vez que se celebra a Santa Missa.

35

A Eucaristia é um sacrifício sacramental e o Catecismo da Igreja Católica apresenta esta realidade relacionando-a com as três Pessoas da Santíssima Trindade: ao Pai, cabe o sacrifício de ação de graças; ao Filho, o sacrifício da Cruz, "representado" no altar; ao Espírito Santo, o sacrifício da Igreja.

Na aula passada, contemplamos o sacrifício da ação de graças, em que cada um, incorporando-se ao Filho, coloca-se diante do Pai, compreendendo que tudo vem do Dele. O hino de ação de graças é o Filho quem o realiza no Céu, diante de Deus e o traz ao mundo com Sua Encarnação.

Esta intuição teológica foi apresentada pelo Bem-aventurado Papa Paulo VI, na constituição apostólica em que decretou a reforma do Breviário (Liturgia das Horas), ou seja, a oferta única de Cristo é o fundamento do sacrifício de louvor realizado pela Igreja, quando celebra a Liturgia das Horas que é também uma extensão do sacrifício da Missa.

A Eucaristia é igualmente o memorial sacrifical de Cristo e de seu Corpo, a Igreja, diz o Catecismo. No entanto, "não é somente a lembrança dos acontecimentos do passado, mas proclamação das maravilhas que Deus realizou por todos os...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos