O Catecismo começa o Artigo 2: "O mistério pascal nos sacramentos da Igreja" dizendo que "toda a vida litúrgica gravita em torno do sacrifício eucarístico e dos sacramentos". Existem sete sacramentos: Batismo, Confirmação e Eucaristia (chamados de sacramentos da iniciação cristã), Penitência, Unção dos Enfermos (chamados sacramentos da cura), Ordem e Matrimônio (sacramentos de estado de vida).
Os sacramentos são de Cristo. Por causa de uma controvérsia com protestantes, o Concílio de Trento, em 1547, publicou o Decreto sobre os sacramentos no qual afirmou:
Cân.1. Se alguém disser que os sacramentos da Nova Lei não foram todos instituídos por nosso Senhor Jesus Cristo; ou que são mais ou menos do que sete, a saber: batismo, confirmação, Eucaristia, penitência, extrema-unção, ordem e matrimônio; ou também que algum destes sete não é sacramento no sentido verdadeiro e próprio: seja anátema. (DH 1601)Cristo é o autor dos sacramentos, portanto. Eles brotaram do peito aberto de Cristo na cruz, porém, os momentos de instituição também existiram. No entanto, eles não precisam ser vistos de forma jurídica e estrita, mas sim de forma mais ampla. Diz o...