Conforme visto nas aulas anteriores, cada sacramento possui matéria e forma específicas. O Catecismo da Igreja Católica, para o sacramento da Ordem, ensina que:
O rito essencial do sacramento Ordem consta, para os três graus, da imposição das mãos pelo Bispo sobre a cabeça do ordenando e da oração consagratória específica, que pede a Deus a efusão do Espírito Santo e de seus dons apropriados ao ministério para o qual o candidato é ordenado. (1573)Logo, a matéria é a imposição das mãos do Bispo sobre a cabeça do ordenando e a forma é a oração consagratória que foi fixada pelo Papa Pio XII e continua em vigor até os dias atuais, em que pese a reforma do rito promovido pelo Concílio Vaticano II.
Como sucessor dos Apóstolos, é o Bispo quem pode conferir o sacramento da Ordem. O Catecismo é bastante claro nesse sentido:
Como o sacramento da Ordem é o sacramento do ministério apostólico, cabe aos Bispos, como sucessores dos apóstolos, transmitir o "dom espiritual", "a semente apostólica". Os Bispos validamente ordenados, isto é, que estão na linha da sucessão apostólica, conferem validamente os três graus do sacramento da ordem. (1576)Para...